Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Gordura não pode mais ser considerada sinônimo de saúde

Antigamente ter netos rechonchudos era a alegria das vovós afinal de contas, criança com dobrinhas era sinônimo de criança que esbanjava saúde.Hoje o cenário que vivemos é outro e a obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde pública e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são multifatoriais mas destacam-se os hábitos alimentares baseados em alimentos com alto teor de gordura e açúcares e sedentarismo. Já não bastasse essa transição alimentar catastrófica, nossas crianças deixaram as brincadeiras de lado e passaram a dedicar suas horas recreacionais à televisão, computador e videogame, ou seja, atividades que fortalecem o comportamento sedentário.


A preocupação é que essa obesidade desencadeia, precocemente,  doenças crônicas não transmissíveis como aumento de colesterol, diabetes.

E mais, comprovadamente, oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

A palavra chave para evitarmos essa epidemia mundial é PREVENÇÃO. Aqui vão algumas dicas básicas  para que você cuide da saúde do seu filho:

* Incentive o consumo de frutas, legumes e verduras. Lembre-se, você é o espelho dessa criança!


* Respeite os horários das refeições e evite beliscar guloseimas entre as refeições.

* Evite frituras e refrigerantes.

* Encoraje a prática de atividades físicas, seja ela a mais indicada para a faixa etária do seu filho ou a que mais o atraia.


* Se precisar de ajuda, procure um médico ou nutricionista!
 



Que AMA, CUIDA!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário