Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Orientações para alimentação do pré-escolar

- É necessário estabelecer rotina para a alimentação, por meio de horários definidos e regulares para cada uma das refeições: café da manhã – 8h; lanche matutino – 10h; almoço – 12h; lanche vespertino – 15h; jantar – 19h e, em alguns casos, lanche antes de dormir.

- Evitar ingestão de líquidos no horário da refeição. Podem ser oferecidos após as refeições, de preferência água ou sucos naturais.

- A porção dos alimentos nos pratos deve ser de acordo com a aceitação da criança. O ideal é sempre oferecer pequenas quantidades e perguntar se deseja mais.

- O alimento deve ser servido em temperatura agradável, nem muito quente, nem fria.

- Evitar o máximo o uso de mamadeiras, procure oferecer líquidos em copos.

- Deve-se evitar comportamentos como oferecimento de recompensas, chantagens e brincadeiras para fazer a criança comer, pois reforça a idéia de que a alimentação é ruim e que é preciso oferecer algo bom para que possa suportar. Evite também punições e castigos, pois esse tipo de comportamento pode gerar aversão aos alimentos e assim desenvolver anorexia verdadeira.

- Oferecer alimentos com textura e saber apropriados para a idade, respeitando as preferências individuais sempre que possível. Se a criança recusar sistematicamente determinado alimento, substitua-o por outro, que seja do mesmo grupo de alimentos.

- Incentivar a criança a explorar o alimento, sentindo o cheiro, a textura com as mãos e depois experimentar para conhecer o sabor. A criança só passa a aceitar o alimento após conhecer o seu sabor e isso só ocorre quando, em média, experimenta por oito a nove vezes o mesmo alimento.

- Guloseimas como doces, balas e salgadinhos não devem ser proibidas porque estimularão ainda mais o interesse da criança, mas devem ser consumidos em horários adequados e em quantidades suficientes para que não atrapalhem o apetite na próxima refeição e nem substituí-la.

- Nas refeições, a criança deve estar acomodada a mesa com os demais membros da família, sem fatores que a distraiam como televisão e brincadeiras. A aceitação de novos alimentos costuma se dar por condicionamento social, portanto, é importante a criança observar outras pessoas comendo o mesmo alimento que ela.

- Caso o pré-escolar mostre-se inapetente, verificar o que está sendo consumido entre as refeições.


Fonte: SILVA, S.M.C; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário