Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os significados da recusa alimentar da criança


A redução do apetite do pré- escolar, tem explicação fisiológica e pode ser encarada como um fenômeno natural e esperado, desde que não interfira no crescimento ou cause deficiências nutricionais.

No entanto, a recusa de alimentos pode também estar relacionada com fatores orgânicos e/ou comportamentais. Vamos explicar como isso se dá.

Das causas orgânicas, as condições desfavoráveis à aceitação alimentar são: refluxo gastresofágico, problemas respiratórios, alergias, entre outros. Comumente associa-se à deficiência de nutrientes como ferro ou zinco . Essas situações podem ser avaliadas e tratadas com as orientações do médico pediatra em conjunto com outros profissionais, como o nutricionista.

Já a inapetência de ordem comportamental costuma ter origem na dinâmica familiar. Estudos apontam que muitos dos problemas alimentares não dizem respeito ao ato alimentar em si, mas dão decorrentes de conflitos oriundos de relações intrafamiliares.

O momento da refeição se torna, então, a hora ideal para mostrar seus conflitos, angústias e dificuldades, instalando um ciclo vicioso, onde a criança tenta exercer com seu comportamento um tipo de domínio sobre a situação e a família. A criança deixa de comer para chamar atenção, e observa que essa tática funciona. A mãe, temendo que o filho não coma nunca mais, permite que ele consuma alimentos de fácil aceitação, sem nenhuma restrição de horário. A criança “alimentada” desta forma vai recusando seqüencialmente as refeições.

fonte: "O pré- escolar e a comida: entendendo aspectos importantes dessa relação." Por - BiancaBitencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário